Prevenção de Úlceras por Pressão

Prevenção de Úlceras por Pressão | Essenciale Home Care em Florianópolis
A úlcera por pressão, também conhecida popularmente como escara, é uma ferida que aparece devido à pressão prolongada e consequente diminuição da circulação sanguínea em uma determinada parte da pele. Este tipo de ferida é mais comum em locais onde os ossos estão em maior contato com a pele, como acontece no fundo das costas, na nuca, no quadril ou nos calcanhares, pois aí a pressão sobre a pele é maior, piorando a circulação.

Além disso, as úlceras de pressão também são mais frequentes em pessoas acamadas, já que podem passar várias horas seguidas na mesma posição, o que também dificulta a circulação em alguns locais da pele.

Embora sejam feridas da pele, as úlceras de pressão demoram muito tempo para cicatrizar e isso acontece por vários motivos, como debilidade do quadro geral da pessoa, alteração de camadas profundas da pele e dificuldade para aliviar completamente toda a pressão dos locais afetados. Por isso, é muito importante que todos os tipos de úlcera sejam avaliados por um médico ou um enfermeiro, para que seja iniciado o tratamento com o produto mais adequado.

Pode ser difícil tratar as escaras. O tratamento inclui limpeza e curativos das feridas, juntamente com a redução da pressão nos ferimentos com a mudança frequente de posição, além de apresentar vários estágios.

Prevenção:

  • Higiene corporal e íntima com sabonete neutro, hidratação da pele com creme emoliente e uso de creme barreira para as partes íntimas.
  • Mudança da posição do paciente em intervalos em até duas horas; se possível, usar algum dispositivo visual que sirva como lembrete/alerta.
  • Avaliação diária da pele para intervenção ao menor sinal de lesão.
  • Utilização de dispositivos como o colchão piramidal (caixa de ovo) ou colchão pneumático.
  • Aplicação de espumas com silicone para proteção em regiões de proeminência óssea que façam a manutenção do microclima da pele, previna o cisalhamento (causado pela combinação da gravidade e da fricção) e faça a distribuição da pressão.
  • Intervenção da nutricionista para adaptar a alimentação do portador da ferida.
  • Não arrastar o paciente na cama ou leito e sim, movimentá-lo através do posicionamento do lençol.
  • Manter o lençol livre de rugas e garantir que seja macio ao toque.
Copyright © 2022 Essenciale Home Care. Todos os Direitos Reservados.