Cuidados de Pacientes com Alzheimer

Cuidados de Pacientes com Alzheimer | Essenciale Home Care em Florianópolis
O Alzheimer é a causa mais comum de demência - um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. Na doença de Alzheimer, as células cerebrais degeneram e morrem, causando um declínio constante na memória e na função mental.

A demência varia em gravidade desde o estágio mais brando, quando está apenas começando a afetar o funcionamento de uma pessoa, até o estágio mais grave, quando a pessoa deve depender completamente dos outros para atividades básicas da vida diária.

 

O paciente com Alzheimer precisa tomar os remédios todos os dias e estimular o cérebro de diversas formas. Por isso, é recomendado que ele seja acompanhado por um profissional ou familiar, porque estando acompanhado é mais fácil manter os cuidados necessários e diminuir a progressão da perda da memória.

Além disso, o profissional da enfermagem deve ajudar o idoso nas tarefas do dia-a-dia, como comer, tomar banho ou vestir-se, porque estas atividades podem ser esquecidas, devido às características da doença.

A perda de memória é uma das principais características da doença. Com o passar do tempo, o idoso esquece acontecimentos importantes da sua vida e de pessoas próximas.

É muito comum, principalmente no primeiro estágio do Alzheimer, que o paciente não aceite bem a presença de um cuidador, principalmente se for alguém desconhecido, pois ele pode acreditar que ainda tem autonomia para realizar suas tarefas e se cuidar sozinho. Porém, no momento em que ele não consegue mais fazer suas atividades de forma independente, seja pelo risco de acidentes ou de se perder, a presença de alguém que o auxilie se torna fundamental.

A intervenção psicológica com os familiares auxilia a elaborar as perdas, a lidar com as reestruturações, com a pressão emocional e a mudança de papeis tão comuns nesta doença. Ter que cuidar daquele pai, mãe ou cônjuge, outrora tão ativo e agora dependente, desperta nostalgia, sentimentos sobre a própria finitude e o medo de adoecer.

Se esta doença é marcada pelo esquecimento, quem não tem Alzheimer deve sempre lembrar que paciência e muito afeto são ingredientes imprescindíveis para dar àquela pessoa que durante toda a vida lhe deu tanto amor.

Copyright © 2022 Essenciale Home Care. Todos os Direitos Reservados.